Lançamento Edital 2018

Nesta sexta-feira (19), a UERN lançou, no Campus de Natal (CaN), o edital da Catavento, incubadora de empreendimentos sociais e sustentáveis, que pretende ajudar empreendedores a transformar ideias em negócios.
O evento de lançamento foi aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e aconteceu em dois momentos, para que os interessados pudessem conhecer detalhes do edital de seleção das futuras incubadas e sobre como funcionará a incubadora.
Pela manhã, às 10h30, no Campus de Natal da UERN, na zona Norte (na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 3419, Bairro Potengi), os interessados foram recebidos pelo diretor do CaN, Prof. Dr. Chico Dantas, e pelo gerente executivo da Catavento, Prof. Dr. João Batista de Freitas, do curso de Turismo; e ouviram o testemunho do empresário Waldney Andrade, que atua na área tecnológica e já passou pela experiência de ser incubado.
Às 18h30, o convidado que falou para os interessados no edital da Catavento foi o administrador de empresas Alexandre Dantas, que também vive a experiência da incubação com a empresa dele “Café com Negócios”, que promove encontros entre empresas desde 2012, já tendo realizado 56 edições.
A Catavento é uma incubadora social, para apoio técnico e de gestão para negócios cujo foco é produzir um impacto no desenvolvimento da sociedade, principalmente por oportunizar meios na busca de soluções de problemas sociais, ao mesmo tempo que possibilita a geração de renda e qualidade de vida. Instalada nas dependências do Campus de Natal, irá oferecer infraestrutura a essas empresas: salas para esses empreendimentos funcionarem e ambientes coletivos para reuniões e treinamentos, além das áreas de uso comum, como recepção e copa/cozinha. As incubadas também terão acesso aos laboratórios e à Biblioteca do CaN/UERN, bem como terão fornecidos serviços de energia elétrica, internet, telefonia e recepcionista.
A incubadora também vai promover qualificação das incubadas, através de cursos de planejamento estratégico e de elaboração de planos de negócios; consultorias e treinamentos, mediante a necessidade existente; e assessorias nas áreas de gestão, marketing, financeira e jurídica, bem como para acesso a recursos: assessoria e apoio para captação de parcerias comerciais e tecnológicas; e de recursos financeiros oriundos de editais externos.
Além disso, será proporcionado às incubadas contatos com entidades governamentais e investidores de setores específicos, que oportunizem elevar o nível de competitividade delas, e a divulgação das empresas em eventos para socializar experiências e adquirir parcerias.

Por que uma incubadora na UERN?

A CATAVENTO será tratada como uma ferramenta acadêmica de integração entre teoria e prática nos cursos do CaN/UERN, por meio do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, ela será um mecanismo para o desenvolvimento e viabilização de novos empreendimentos sociais sustentáveis na zona Norte de Natal, o que atende ao anseio da Universidade de ser um corpo pensante e atuante dentro da comunidade na qual está inserida.

Sobre o edital da Catavento:

Inscrições de ideias inovadoras para negócios de impacto começam nesta quarta-feira(24/10) e seguem até 16 de novembro. O público-alvo são empreendedores em geral: pessoas físicas (individualmente ou em grupo de no máximo quatro integrantes) e pessoas jurídicas.  Estão sendo abertas 21 vagas para empreendimentos de produção criativa e negócios de impacto.
São empreendimentos de economia criativa os que tem o capital intelectual e cultural e a criatividade como insumos primários, abrangendo os ciclos de criação, produção e distribuição de bens ou serviços, e que resultam na geração de renda, na criação de postos de trabalho, na promoção da diversidade cultural e do desenvolvimento humano.
Negócios de impacto são empreendimentos que focam o seu negócio principal na solução ou minimização de um problema social ou ambiental de uma coletividade, que incentivam o consumo responsável e sustentável, para os quais a viabilidade econômica e a preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócio, sendo a solução proposta sua fonte de lucro.
A incubação terá duas etapas: pré-incubação e incubação. O prazo da pré-incubação é de até 12 meses, podendo ser interrompido a qualquer momento ou prorrogado uma única vez por até seis meses. A etapa de incubação é o período no qual a incubadora apoia empreendedores no desenvolvimento de seu empreendimento inovador com modelo de negócio validado, denominado empreendimento incubado, até sua consolidação, ou seja, até o alcance da maturidade estabelecida pela incubadora para sua graduação. Essa etapa será de até 24 meses, podendo ser interrompido a qualquer momento ou prorrogado uma única vez por até 12 meses.
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser solicitados através do e-mail: incubadoracatavento@gmail.com e do telefone (84) 98880-9170.