De apanhadora de algodão a milionária: esse é um breve resumo da história de Madam C.J. Walker, uma das primeiras mulheres a gerar milhões de dólares por conta própria nos Estados Unidos. Fundadora da Madam C.J. Walker Laboratories, a empreendedora negra e filha de escravos recém-libertos construiu um império com cosméticos próprios para cabelos afro. Sua história inspirou uma minissérie original da Netflix que estreia na plataforma no próximo dia 20. Natural do estado norte-americano de Louisiana, Sarah Breedlove ficou órfã aos 7 anos. Aos 14, a garota já trabalhava em uma plantação de algodão e como empregada doméstica. Casou-se com essa idade, como forma de fugir dos maus tratos e abusos que sofria de seu cunhado. Nos anos 1880 Sarah se deparou com uma doença no couro cabeludo, resultado da combinação de soda cáustica, sujeira e vapor quente: condições do ofício de lavadeira. Com isso, ela perdeu muito cabelo. Na época, o mercado carecia de bons produtos capilares para mulh
A limpeza e a higiene sempre foram importantes para a experiência do consumidor, mas, se em 2018 e 2019 apareciam em nono lugar na lista de prioridades na hora de escolher onde consumir, na segunda semana de maio de 2020 passaram para o primeiro, conforme levantamento da empresa de pesquisas na área de alimentação Almoço Grátis, em parceria com a consultoria em food service G&S Libbra. Outra pesquisa feita em abril pela consultoria Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest de pesquisas, também revelou que, pela primeira vez, o consumidor está mais preocupado com a higiene e a limpeza do que com o sabor e o preço no delivery de alimentos prontos. Portanto, esteja seu negócio ope- rando aberto ao público ou apenas por delivery, é importante adotar as medidas de higienização e limpeza recomendadas pelas autoridades para a segurança e a saúde de colaboradores e clientes. As orientações valem não apenas para os as empresas do segmento de alimentação, mas para todos os negócios que
Hoje os negros movimentam no Brasil uma renda própria de R$ 1,7 trilhão por ano e 29% têm o seu próprio negócio, totalizando 14 milhões de empreendedores negros no país. Os dados foram levantados pela pesquisa A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo, realizado pelo Instituto Locomotiva com apoio do Itaú. A capacidade empreendedora não tem cor, gênero, nem classe social, basta oportunidade para que os resultados apareçam, no entanto, obstáculos impostos pelo racismo ainda impedem que esse protagonismo negro se replique cada vez mais. No Dia da #ConsciênciaNegra, reafirmamos a força do negro, que luta contra a barreira do racismo, e vai na contramão das estatísticas e mais do que isso, está disposto a transformar vidas.