6 maneiras de recuperar a paixão pelo seu negócio


A relação de um empreendedor com o seu próprio negócio pode ser facilmente comparada com um romance. No começo, tudo é empolgante. Depois, quando vira rotina, os problemas parecem maiores do que os prazeres. As dificuldades viram um teste de paciência e os desafios parecem ir apagando, aos poucos, aquela adrenalina que dava sentido para tudo.


Empreender, assim como relacionar-se, não é um “mar de rosas”. Mas em artigo publicado no portal All Business, Nellie Akalp, entusiasta dos pequenos negócios, compartilha seis dicas para ajudar quem anda precisando recuperar o fôlego por aquilo que, um dia, foi muito mais do que só um trabalho.


  • Delegue as tarefas que você não gosta

Busque na sua equipe alguém que seja perfeitamente capaz de realizar as tarefas que você não gosta. Delegar funções que não exigem a sua atenção pessoal ou a sua experiência pode ser uma forma de não se aborrecer no seu dia a dia. Softwares e produtos tecnológicos podem também ser uma boa opção para tirar da sua rotina aquilo que não te satisfaz como empreendedor.


  • Simplifique processos

Dê uma olhada objetiva em como você está gerenciando seus funcionários, produzindo seus produtos e serviços e administrando seus negócios em geral para identificar onde sua produtividade atinge obstáculos. Em seguida, faça um brainstorm com a sua equipe para descobrir táticas e ferramentas que podem melhorar o fluxo de trabalho e trazer melhores resultados. Tudo isso pode tornar o seu negócio mais eficiente e menos burocrático.


  •  Não trabalhe apenas “dentro” da sua empresa, trabalhe “na” sua empresa

Tire um tempo não só para trabalhar na sua empresa como para também planejar os rumos do seu negócio. Identifique metas e objetivos, crie um roteiro para aquilo que você, como empreendedor, quer atingir. Reserve um tempo semanal na sua agenda para revisar o seu plano e verificar seu progresso em relação ao cumprimento das suas metas.


  • Busque relacionar-se com pessoas entusiasmadas

Energia e entusiasmo são contagiantes. Por isso, busque relacionar-se com pessoas que estejam satisfeitas e estimuladas com a jornada empreendedora. A experiência te ajudará a reviver a sua emoção inicial com o seu negócio, além de trazer novos horizontes e perspectivas.


  • Encontre novas oportunidades

Explore novos mercados, contrate pessoas, promova antigos funcionários. As novas oportunidades, esteja você dando ou recebendo, podem recarregar as suas baterias.


  • Lembre-se das coisas boas

Pense no seu negócio e faça uma lista de coisas pelas quais você é grato. Lembre-se das vantagens de empreender como: ter uma agenda mais flexível, possibilidade de escolher as pessoas com as quais quer trabalhar, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.


Fonte: revistapegn.globo.com