De apanhadora de algodão a milionária: esse é um breve resumo da história de Madam C.J. Walker, uma das primeiras mulheres a gerar milhões de dólares por conta própria nos Estados Unidos. Fundadora da Madam C.J. Walker Laboratories, a empreendedora negra e filha de escravos recém-libertos construiu um império com cosméticos próprios para cabelos afro. Sua história inspirou uma minissérie original da Netflix que estreia na plataforma no próximo dia 20. Natural do estado norte-americano de Louisiana, Sarah Breedlove ficou órfã aos 7 anos. Aos 14, a garota já trabalhava em uma plantação de algodão e como empregada doméstica. Casou-se com essa idade, como forma de fugir dos maus tratos e abusos que sofria de seu cunhado.

Nos anos 1880 Sarah se deparou com uma doença no couro cabeludo, resultado da combinação de soda cáustica, sujeira e vapor quente: condições do ofício de lavadeira. Com isso, ela perdeu muito cabelo. Na época, o mercado carecia de bons produtos capilares para mulheres. Foi aí que Madam C.J. Walker deu os primeiros passos no empreendedorismo. Comparando fórmulas caseiras com industrializadas, ela aproveitou sua experiência como lavadeira e seus conhecimentos sobre os componentes de produtos de limpeza para desenvolver o chamado “Método Walker”, que se mostrou efetivo no cuidado dos fios. Um dos passos era lavar o cabelo com mais frequência – o que era difícil, já que muitas famílias não contavam com água encanada em suas casas e por isso doenças capilares eram comuns.

Sarah utilizava os produtos da empresa de Annie Turnbo Malone, que já fabricava alguns produtos para o tratamento de cabelos afro e que a contratou como agente de vendas em 1905. O início de um império Apesar de empregada, Sarah continuou desenvolvendo sua própria linha de produtos. Apoiada e acompanhada de seu marido na época, de quem herdou o sobrenome Walker, a empreendedora viajou o país divulgando seus produtos e seu método de lavagem dos fios – que acompanhava o uso de uma pomada capilar e da escovação com pentes aquecidos.

Em 1908, a Madam C.J. Walker Manufacturing Company foi aberta. Além disso, a empreendedora fundou uma escola de beleza para empoderar, resgatar a autoconfiança e ensinar outras mulheres negras a se cuidarem. Em pouco tempo, Sarah viu a empresa gerar milhões de dólares. A empresa não só fabricava produtos, mas também treinava os chamados “Agentes Walker”, que levavam a filosofia de limpeza e beleza criada pela empreendedora a inúmeras comunidades dos Estados Unidos.

Boa parte do dinheiro foi revertido para a filantropia. Madam C.J. Walker doou recursos para instituições, escolas e casas de repouso. Também criou clubes e convenções destinados aos representantes da empresa e à comunidade afroamericana. Destacou-se por doar uma grande quantia para a construção da instituição YMCA de Indianápolis, em 1913.

Hipertensa, Sarah Breedlov faleceu em 1919, aos 51 anos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios